Luciana Whitaker nunca deixou que fronteiras impedissem o seu caminho. Nascida no Rio e formada em Comunicação Visual pela PUC-Rio, ela começou a fotografar profissionalmente para o New York Newsday em 1988. De volta ao Brasil, Whitaker trabalhou como fotógrafa e editora de fotografia da Folha de S. Paulo, cobrindo de violência urbana a viagens presidenciais internacionais. Em 1996, Whitaker pegou a estrada novamente e foi até Barrow, no extremo norte do Alasca, para viver entre os esquimós Iñupiaq, criar uma família e documentar a cultura nativa, incluindo a caça tradicional da baleia. Agora mora no Brasil e é fotografa independente.
Whitaker ganhou diversos concursos fotográficos como 2017 Gala Awards’ 10th Julia Margareth Cameron e primeiro lugar em fotojornalismo no Prémio Latino Americano de Fotografia em 2013, entre outros.
Sua fotografia está em coleções no Smithsonian, no Iñupiaq Heritage Center Museum, na Ukpeagvik Iñupiat Corporation e no governo do North-Slope Borough no Alasca. Tem fotos publicadas no Le Monde, The Washington Post, The Times, Los Angeles Times, Paris Match, Newsweek. Seu trabalho faz parte de vários livros e seu livro de 2008, “11 Anos no Alasca”, é um diário autobiográfico com mais de 200 fotos sobre a vida entre os Iñupiaq. Nas Olimpíadas e Paralimpíadas do Rio em 2016 foi gerente de fotografia na Arena do Futuro para handebol e golbol.
Links de Revistas
Revista Vogue
Lugar Folha Viagem
Revista Abigraf
Personnalite
Revista Icaro
Revista Domingo
Terra
Photo Camera
Link de Vídeos na internet
Programa do Jô | Fotógrafa Luciana Whitaker lança livro | Globoplay
Luciana Whitaker na Revista Personnalité – YouTube
Luciana Whitaker / Jornada Guerreira
Diversos Olhares de um Fotógrafo | Canal Curta!